O Misterioso Caso de Styles – Agatha Christie (Resenha)

“Um marco da literatura policial e um dos maiores romances do gênero.”

Clique aqui para ler agora a sinopse do livro O Misterioso Caso de Styles

PhotoGrid_1437511785389Além de ser o primeiro livro da Rainha do Crime, O Misterioso Caso de Styles é também a estreia do simpático e cativante detetive belga Hercule Poirot nos romances de Agatha Christie.

O excêntrico e brilhante personagem que viria a se transformar mais tarde em um dos mais icônicos e amados no gênero de Romance Policial ao redor do mundo é, nessa sua primeira aparição, requisitado a fim de desvendar uma intrigante morte na Mansão Styles.

Quando Emily Inglethorp, proprietária de Styles, morre durante a madrugada, tudo leva a crer que trata-se de ataque cardíaco, um infeliz incidente.  O fato de seu quarto, onde ela dormia sozinha, estar trancado pelo lado de dentro reforça a ideia de morte por causas naturais, até que surge a suspeita de envenenamento.

Nesse contexto, conhecemos o peculiar Detetive Hercule Poirot. Seus serviços são solicitados pelo Capitão Hastings, um velho amigo que por acaso era hóspede da vítima quando tudo aconteceu. Sabendo que poderia contar com a discrição e eficiência do detetive, Hastings logo lhe apresenta o caso.

“A imaginação é boa servidora e mestre ruim. A explicação mais simples é sempre a mais provável.”

Ao longo do enredo o leitor percebe que todos os moradores da casa tinham motivos e meios para cometer o crime. Seus álibis são fracos e todos escondem segredos que só vamos descobrindo aos pouquinhos, juntamente com Hastings, que é quem narra a história.

PhotoGrid_1437512002724Pistas são lançadas a todo o momento durante a leitura, algumas mais tarde se revelam falsas, outras só fazem sentido quando o quebra-cabeça termina de ser montado. Além disso, o livro conta com imagens da planta da casa, pedaços de bilhetes e outras evidências que nos permitem compreender o ambiente e nos instigam a tentar matar a charada antes do fim.

Uma das características mais notáveis dessa obra, em minha opinião, é a leveza da narrativa que embora tenha um assassinato como pano de fundo, ainda assim não desperta no leitor aquela sensação angustiante tão comum na maioria das histórias desse gênero. Em O Misterioso Caso de Styles, a trama se desenrola sem muita tensão, oferecendo até um sutil toque cômico, em alguns momentos.

Recheado de reviravoltas, como não poderia ser diferente em um livro da autora, o mistério dá conta de nos prender do primeiro ao último parágrafo e não se culpe se você não resistir e já começar direto o próximo livro de Agatha Christie!

Título: O Misterioso Caso de Styles

Autor: Agatha Christie

Editora: Edições BestBolso (Record)

Páginas: 196

Ano de Publicação: 1920

Gênero: Romance Policial / Mistério

Avaliação:  4 ESTRELAS

Não deixe de conferir também nosso vídeo falando sobre esse livro!

xoxo S2 s2 S2

Keity Barros

Anúncios

3 comentários sobre “O Misterioso Caso de Styles – Agatha Christie (Resenha)

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s