Filme Noturno – Marisha Pessl (Resenha)

“O medo mortal é tão crucial para nossas vidas quanto o amor. Ele apela ao cerne de nosso ser e nos mostra quem somos. Você vai recuar e tapar os olhos? Ou terá forças para andar até o precipício e olhar? Quer saber o que existe lá ou prefere viver na ilusão sombria dentro da qual este mundo comercial insiste em nos manter trancados como lagartas cegas em um casulo eterno? Você vai se encolher com os olhos fechados e morrer? Ou consegue lutar para sair disso e voar?”.

Filme Noturno 3
Filme Noturno, lançado em 2014 pela Editora Intrínseca, é o segundo livro da autora Marisha Pessl e traz em suas páginas uma história para lá de criativa e original, o que mais uma vez me deixa de queixo caído por ver um autor ou autora se sair tão bem em sua estreia, ou quase estreia como é o caso de Marisha.

A trama se inicia quando Ashley Cordova, de 24 anos, filha do misterioso cineasta Stanislas Cordova, venerado por uns e temido por outros, é encontrada morta no vão de um elevador desativado de um prédio abandonado. Todas as evidências levam a crer que Ashley cometeu suicídio. Sua roupa devidamente dobrada, os tênis colocados de forma organizada juntamente com as meias ao lado das roupas… Porém o jornalista e protagonista da história Scott McGrath não consegue se convencer do desfecho apresentado pela policia.

Scott, um jornalista investigativo que no passado já foi muito prestigiado, mas que há alguns anos atrás teve sua vida devastada em todas as áreas por Stanislas após uma declaração infeliz em um talk show, resolve novamente investigar a família Cordova e o oceano de mistérios que os cerca.

Tenho que esclarecer que Scott é o típico protagonista frustrado que está com a vida devastada. Sem emprego, sem amigos e com uma ex-mulher que o odeia e não faz questão de esconder. Sua única motivação e impulso de vida é sua filha Samantha de cinco anos, que alheia aos problemas do pai, mas para lá de observadora e atenta continua amando-o e apoiando-o.

Contando com a ajuda forçada de Nora e Hopper , dois jovens de personalidades confusas que tiveram contato com Asheley em suas ultimas horas de vida, McGrath mergulha fundo nos cenários mais obscuros e inesperados que a mente humana pode ir. Refazendo os últimos passos da filha de Cordova, os lugares frequentados, as pessoas com a qual teve contato, o trio de investigadores por conta própria vai tentando entender o que houve com a jovem descrita por todos como a mais brilhante e perturbadora das pessoas, alguém marcante e impossível de se esquecer.

Uma das coisas mais cativantes e criativas do livro é que à medida que os personagens vão descobrindo novas pistas ou tendo acesso a reportagens, jornais, revistas, tudo é mostrado aos leitores com ilustrações excepcionais, dando um toque de realismo à história e nos levando para dentro do livro e nos tornando parte da investigação.

Filme Noturno 2

A historia é recheada com mistérios e suspense da cabeça aos pés. Pessl abusa da imagem sinistra e assustadora que a reclusa família Cordova sustenta e inclui uma aura sobrenatural que contribui para deixar a história com ares ainda mais pesados e sombrios.

Um dos pontos fortes desse livro é a forma como a autora mantém os leitores absolutamente no escuro, e por mais que aos poucos os três personagens vão descobrindo pistas ou testemunhas, o enredo é tão complexo e enigmático que pouco do mistério é esclarecido durante a leitura. A personalidade de Ashley é tão incompreensível que ficamos sem entender ou mesmo acreditar em suas atitudes até o final em que tudo é esclarecido.

Quando estava pesquisando sobre este livro, lendo resenhas e opiniões a seu respeito, formei em minha mente a imagem de livro ATERRORIZANTE e me preparei para não dormir muito bem durante a leitura, porém quando comecei a lê-lo e conforme as páginas foram ficando para trás, percebi que a narrativa em si não nos deixa de cabelo em pé, completamente aterrorizados, como eu esperava (mas eu já disse aqui que sou suspeita, pois raramente sinto lá muito medo em leituras mais…..sombrias rsrs), e isso foi para mim um tanto decepcionante.

Outra coisa que me incomodou um pouco quando a leitura estava bem avançada, já perto do final, foi o fato de que 90% do livro é mantido num ritmo acelerado e que nos deixa de olhos arregalados devorando cada palavra, e logo quando está para ser encerrado ele meio que perde um pouco esse ritmo , o que ocasionou uma quedinha no meu entusiasmo, (logo no finaaal!!! Por quê??? Por quê???).

Mas mesmo com esses dois pontinhos negativos, o livro me deixou muito, muito contente e satisfeita. É de uma criatividade e originalidade que me surpreenderam bastante e é por isso q eu recomendo sim e dou merecidas 5 estrelas.

Título: Filme Noturno

Título Original: Night Film

Autor: Marisha Pessl

Editora: Intrínseca

Páginas: 624

Ano de Publicação: 2014

Gênero: Romance Policial / Terror / Suspense / Thriller Investigativo

Avaliação: 5 ESTRELAS

Não deixe de conferir também nosso vídeo falando sobre esse livro e se gostar curta e se inscreva em nosso canal!

Kiss Kiss
Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s