Legend [#1 Trilogia Legend] – Marie Lu (Resenha)

Um governo autoritário e manipulador. Um mundo distópico.

No universo de Legend, todas as convicções devem ser repensadas.

Todas as verdades devem ser questionadas!

Clique aqui para ler agora a sinopse de Legend #1

LEGEND PERSONALIZADANo primeiro livro da trilogia criada por Marie Lu, entramos em um sombrio futuro Pós Apocalíptico no qual a região que conhecemos hoje como a Costa Oeste dos EUA, chama-se então República da América e vive em incessante conflito com as Colônias vizinhas.

É prática da República a realização da “Prova” para todas as crianças que ao completarem seu décimo ano passam por uma bateria de testes e entrevistas que avaliam suas capacidades intelectuais, reflexivas, físicas e tudo o mais. Tais exames devem definir o seu destino, desde o direito de cursar o ensino médio e a faculdade, até que tipo de trabalho vão ter, ou se vão ser relegados à marginalidade. Tudo depende da pontuação obtida na tão temida Prova.

Esse país também sofre uma enorme desigualdade social, oferecendo diversos benefícios e comodidades para os privilegiados habitantes dos bairros mais favorecidos e subjugando as comunidades periféricas que sofrem com a falta de energia, dinheiro e, principalmente, são constantemente assoladas pela praga, uma grave doença que pode levar a morte.

O mais assustador dessa história, em minha opinião é o nível de semelhanças com a vida real! Por mais que se trate de uma distopia, é fácil perceber que se passa em um futuro não tão distante assim do nosso, sendo muito palpável e perfeitamente possível. O que são as Provas se não um equivalente um pouco mais cruel aos nossos grandes vestibulares? E a desigualdade social, não nos é, de certa forma, bem familiar?

É por isso que me odeiam, porque não sou o criminoso mais perigoso do país, e sim o mais procurado. p11

Nesse contexto conhecemos Day e June, com realidades totalmente opostas. Enquanto o garoto cresceu em meio às dificuldades da vida nas favelas e passou a ser o criminoso mais procurado da República, June é uma garota prodígio nascida em uma família de elite, sempre teve todas as oportunidades para se dar bem na vida e está sendo preparada para uma carreira militar brilhante, posto que certamente lhe confere muito status social em um país como a República.

Os caminhos dos dois se cruzam quando uma tragédia na vida de June parece apontar para um único culpado e a leva a caçar Day em busca de vingança.

No decorrer dos capítulos que se alternam entre a narração de Day e de June, os adolescentes vão descobrindo sérios segredos que a administração do país de forma alguma está disposta a revelar e percebem o quão perigoso é ficar em sua mira e desafiar a República.

Embora lá pela metade da leitura eu tenha feito algumas caretas de reprovação para o clima de romance dos protagonistas, pois não conseguia absorver um envolvimento entre os dois, não depois dos acontecimentos trágicos decorrentes deles terem se conhecido (quem leu vai entender melhor), não conseguindo imaginar isso como uma história de amor realmente possível na vida real, ainda assim, no final eu já tinha conseguido me afeiçoar ao casal e me acostumar com os dois juntos.

Cada dia quer dizer que tudo é possível de novo. Você pode aproveitar cada instante, pode morrer num instante, e tudo se resume a um dia após o outro. p253

Em alguns aspectos a trama me lembrou bastante Divergente. Não que eu tenha achado que um tentou copiar o outro, longe disso, apenas alguns elementos da sociedade distópica se assemelham nos dois livros. Além de nenhuma das duas histórias, posso ouvir anjos cantando, recorrerem à cansativa estratégia do triângulo amoroso, graças aos céus!

LEGEND PERSONALIZADA IIUm acerto e tanto que merece parabéns na edição brasileira foi o da equipe de arte gráfica da Editora Rocco que caprichou na arte do livro e antes mesmo de começarmos a leitura em si, já é possível nos envolvermos com o clima soturno proposto pelo enredo. Uma rápida olhada na capa e nas páginas com o aspecto envelhecido e danificado é suficiente para compreender a atmosfera distópica idealizada pela autora.

Outro ponto bastante positivo é que além do ritmo eletrizante que nos prende da primeira à última página, os capítulos curtos contribuem muito para uma leitura fluida, rápida e dinâmica, fazendo com que o leitor não queira desgrudar do livro antes de saber o que vai acontecer com Day e June que vivem inúmeras situações de tirar o fôlego a fim de salvar suas vidas e as das pessoas que amam.

Adorei a experiência de leitura e poucas horas depois de terminar o livro já me surpreendi sentindo sua falta! Para quem gosta de uma boa distopia com muita ação, assim como eu, sem dúvida recomendo Legend!

Leia agora as resenhas de todos os livros da Trilogia Legend, clicando aqui! 

Título: Legend

Título Original: Legend

Autor: Marie Lu

Editora: Rocco Jovens Leitores

Páginas: 255

Ano de Publicação: 2014

Gênero: Aventura /YA – Jovem Adulto / Distopia

Avaliação: 5 ESTRELAS

Não deixe de conferir também nosso vídeo falando sobre esse livro e se gostar curta e se inscreva em nosso canal!

xoxo S2 s2 S2

Keity Barros

Anúncios

6 comentários sobre “Legend [#1 Trilogia Legend] – Marie Lu (Resenha)

    1. Precisaríamos ser milionárias pra conseguir comprar todos os livros com os quais sonhamos, e algo me diz que a gente iria torrar a fortuna rapidinho hahahaha
      Mas ultimamente eu tenho vivido de aguardar as melhores promoções para comprar os livros da minha lista de desejados e até que estou conseguindo fazer uma economia com essa brincadeira rs…
      O bom de Legend é que geralmente a trilogia não é muito cara e sempre vejo ótimas promoções para essa série!
      😉 Bjinhuss Ana!!!

      Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s