Tecla SAP

Algumas dicas básicas para você não boiar quando o assunto for livro!

Se você se interessa por resenhas, canais literários no youtube, fóruns de discussão literários e afins, com certeza esse post é todinho para você!

Termos como “Flop”, “TBR” e “Plot Twist” ainda que em sua maioria tendo origem no inglês, pipocam todos os dias onde quer que se fale de livros, mesmo aqui, em “terras tupiniquins”. E, convenhamos, muitas vezes a gente escuta, não entende nada e simplesmente faz aquela cara de “uhum, é mesmo…”, ao melhor estilo poker face para não pagar mico.

Pensando nesses casos, que são mais comuns do que você imagina, o Blog Universos de Papel preparou um glossário básico com algumas das expressões mais comuns nas rodinhas literárias!

FESTEJANDO

Best Seller – (Mais Vendido), se refere aos livros que são sucesso de vendas, os mais populares entre os leitores. Não necessariamente indica qualidade, mas pelo menos que muita gente se interessou por ele.

livrosBook Haul – São os livros adquiridos em certo período. A maioria dos blogueiros e booktubers costuma fazer vídeos ou posts mostrando livros que chegaram para sua estante no último mês.

Bookshelf Tour – (Passeio pela estante) Vídeos ou fotos onde a pessoa mostra sua estante e todos os livros que tem nela.

Cliffhanger – Conhecido popularmente como “gancho” e muito comum nas séries, é aquele final desesperador que corta a trama bem no climax e faz o leitor morrer, ou quase, até a chegada do próximo livro. Quem leu A Marca de Atena (Os Heróis do Olimpo) e Em Chamas (Jogos Vorazes) vai entender perfeitamente o que é um cliffhanger

livros IIFandom – (Fan Kingdom – Reino dos Fãs) Similar aos antigos fanclubs, os fandoms são grupos de fãs de um livro, autor ou personagem. Sua maior interação é através das redes sociais, mas em algumas ocasiões marcam encontros. Entre os maiores fandoms do mundo temos os Potterheads (Harry Potter), Semideuses (Percy Jackson), Twihards (Crepúsculo), Narnianos (As Crônicas de Nárnia), etc…

Fanfic – Do inglês fanfiction, são histórias alternativas criadas e divulgadas por fãs a partir da trama e dos personagens do livro. Não fazem parte da série oficial e não visam fins lucrativos. Geralmente são escritas em blogs e sites e a intenção é compartilhar entre os fãs e expandir o universo criado pelo autor.

Flop – (Fracasso/Fiasco) Aquela leitura ou meta literária que falhou ou que te desanimou.

Hardback – (Livro de capa dura) O nome já diz tudo rs. A maioria dos livros de capa dura publicados aqui no Brasil é hardback.

Hardcover – (Capa dura) a maioria dos livros publicados nos EUA são primeiro lançados nesse formato. Diferente do hardback, nesse estilo de livro as capas duras costumam não ter desenho nenhum, toda a arte é feita na jacket (uma capa removível de papel).

livros IIIPaperback– Seria o nosso livro de brochura. Aquele comum, de capa mole mesmo. Também pode se referir aos pequenos (edição de bolso) e edições econômicas.

Plot – (Trama/enredo) É a história central do livro.

Plot Twist – (Reviravolta) É a virada na história, alguma informação ou descoberta que faz a trama sofrer uma guinada radical, o que faz um livro ser “surpreendente”. Quando se descobre que o mocinho, na verdade era um vilão, ou aquele personagem que todos pensaram que tinha morrido volta, etc… Leitores de Garota Exemplar ou E Não Sobrou Nenhum encontraram bons exemplos de plot twists.

Shipp – Do inglês relationship (relacionamento) são personagens que os leitores gostam e torcem para ficarem juntos. Normalmente os shipps (os casais) são representados pela junção de seus nomes, como os famosos Percabeth (Percy e Anabeth) e Beward (Bella e Edward). Quem shippa um casal é conhecido como shipper, e o casal por quem todo mundo torce é o casal shippado.

livros ITBR – Do inglês To Be Read (Para Ler), é a nossa famosa listinha, ou em casos como o meu, lista quilométrica de livros a serem lidos. Geralmente os booktubers gravam vídeos mensais mostrando quais os livros que eles pretendem ler durante aquele mês. Tem sido comum também o uso da TBR Book Jar (jarro de livros para ler), um recipiente onde se coloca o nome de todos os livros não lidos da estante para o sorteio das próximas leituras.

Unboxing – Vídeos que mostram a pessoa desembalando um novo produto. É comum encontrar booktubers gravando vídeos desse tipo, principalmente quando se trata de livros que queriam muito ou estavam muito ansiosos pela chegada.


Pronto! Nunca mais você vai “ficar a ver navios” quando usarem alguma dessas expressões em uma conversa sobre livros!

Tem mais algum termo muito usado que não foi citado aqui? Me fala aí nos comentários.

Agora, mais do que nunca, conversem muuuiiitooo sobre livros porque esse é um assunto que não termina! ;D

♥♥♥ Xoxo S2 S2 S2 ♥♥♥

Keity Barros

Fontes Pesquisadas:

 Livrólogos

 Significados

 Wikipedia

 Michaelis

 Dicionario Informal

Anúncios

8 comentários sobre “Tecla SAP

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s