A 5ª Onda #1 – Rick Yancey (Resenha)

“Depois da primeira onda só restou a escuridão.

Depois da segunda onda, somente os que tiveram sorte sobreviveram.

Depois da terceira onda, somente os que não tivera sorte sobreviveram.

Depois da quarta onda, só há uma regra: não confie em ninguém.

Agora A QUINTA ONDA está começando…”

 

Clique aqui para ler agora a sinopse de A 5ª Onda

A 5ª ONDA - RESENHA IIA Quinta Onda é o primeiro livro de uma trilogia de distopia e ficção científica escrita por Rick Yancey, e foi também minha primeira aventura nessa temática. Embora já tenha assistido a vários filmes sobre E.T’s, nunca tinha lido nada relacionado a isso antes!

Logo no início conhecemos Cassie, uma adolescente de 16 anos que tenta sobreviver sozinha em um mundo devastado depois de uma invasão alienígena ao planeta Terra.

Por não ter companhia, Cassie permanece muito tempo com os próprios pensamentos e lembranças de um passado onde levava uma vida tranquila com sua família, como uma adolescente comum. Essa primeira parte do livro alterna bastante entre o presente e o passado da garota e é a partir dessas memórias que começamos a entender o plot do livro. Há poucos meses atrás os “Outros”, como ela costuma chamar os extraterrestres, chegaram ao nosso mundo e começaram uma série de ataques, conhecidos como “Ondas”.

O propósito dessas ondas é bem claro: desestabilizar os seres humanos e aniquilar a todos, e para isso os planos são muito bem executados, além de pouco convencionais e completamente imprevisíveis, o que torna impossível criar estratégias de defesa. Sem aviso nenhum esses ataques acontecem, e os humanos vivem sob constante tensão, sem saber se já acabaram ou se ainda (e quando) virão outros.

“A 1ª Onda levou meio milhão de pessoas.

A 2ª Onda fez esse número parecer uma piada.”p.43

A 5ª ONDA - RESENHA IIIA primeira investida foi um pulso magnético capaz de interromper toda e qualquer energia elétrica. De celulares a carros, tudo simplesmente “apagou” de uma hora para outra, todos ao mesmo tempo, deixando o mundo no escuro, sem qualquer acesso à tecnologia em uma sociedade tão dependente dela quanto é a nossa. Imagine só o caos!

Na segunda, tsunamis atingiram todas as áreas litorâneas ao redor do mundo. Embora Cassie não se aprofunde muito na descrição dessa onda, já que não a afetou tão diretamente, não é difícil imaginar o estrago causado por esse fenômeno.

“Mais de 40% da população do mundo vive a uma distância de 90 quilômetros do litoral. Isso representa 3 bilhões de pessoas.” p.44

A terceira, mais trágica e sangrenta das ondas, foi o surto de um vírus fatal parecido com o Ebola, mas transmissível pelo ar que em 3 meses dizimou 97% da população.

“O tempo corria em sentido inverso. A 1ª Onda nos atirou de volta ao século 18. As duas seguintes nos jogaram no período Neolítico.

Voltamos a ser caçadores. Nômades. A base da pirâmide.” p.45

Quando o livro começa, o que restou da humanidade está enfrentando a quarta Onda. Mais um golpe estratégico para abalar as estruturas psicológicas dos poucos sobreviventes. Compreendendo os humanos como seres sociais, que tendem sempre a se relacionar entre si e viver em comunidade, os Outros se infiltram entre eles. A aparencia e os modos totalmente humanos tornam impossível diferenciá-los antes que matem quem tiver o azar de cruzar seu caminho.

“Você sabe dizer quem é o inimigo em tempos de guerra, Cassie?” p.225

Quando não se pode confiar em ninguém, tudo fica ainda mais difícil e as pessoas começam a se isolar. Quando encontram alguém, não esperam até ter certeza se é um de nós ou um deles, isso seria suicídio. Elas matam logo. Atiram antes e perguntam depois. E por isso Cassie segue sozinha em busca de seu irmãozinho que foi separado dela.

“Talvez o último ser humano da Terra não morra de fome, de abandono, ou virando refeição de animais selvagens.

Talvez o último a morrer seja morto pelo último a viver.” p.20

A 5ª ONDA - RESENHA IVA partir da metade do livro, além do tom de suspense que já acompanha a história desde o início, a trama passa a ter uma boa dose de ação e as cenas são tão intensas que algumas vezes os diálogos até ficam um pouco confusos e difíceis de entender, mas nada que prejudique a experiência de leitura como um todo.

Narrada por mais de um ponto de vista, a trama possibilita ao leitor ter uma visão ampla e acompanhar o que está acontecendo de diversos ângulos que depois se juntam como diferentes peças de um quebra-cabeça.

Embora esteja no nome, os personagens passam praticamente o livro inteiro na iminência da 5ª Onda, ninguém sabe se realmente ela vai existir e o que mais poderia lhes acontecer, o que faz crescer a expectativa a cada página tanto entre os personagens quanto para quem acompanha a história.

A 5ª ONDA - RESENHA VEm relação aos personagens, a personalidade de cada um foi bem construída e bem trabalhada, de modo que se torna fácil simpatizar com a maioria deles. Além disso, ainda que a sinopse possa fazer pensar assim, o foco dessa trama não está no romance. Por mais que tenha um pouco, ele é apenas mais um elemento para compor o enredo.

De fato, o livro no geral faz valer cada página. O clima criado pelo autor foi muito bem executado e capaz de envolver o leitor em uma aura sombria e absorvê-lo fazendo com que se sinta dentro desse cenário pós-apocalíptico. Desde o começo, quando Cassie descreve uma estrada cheia de carros abandonados, até o fim, foi impossível não lembrar muitas vezes de The Walking Dead. Acredito que, assim como me agradou, quem é fã da série vai adorar essa leitura!





Título: A Quinta Onda 1

Título Original: The 5th Wave

Autor: Rick Yancey

Editora: Fundamento

Páginas: 367

Ano de Publicação: 2013

Gênero: Distopia / Ficção Científica / YA – Jovem Adulto / Aventura

Avaliação: 1 ESTRELA1 ESTRELA1 ESTRELA1 ESTRELA

Não deixe de conferir também nosso vídeo falando sobre esse livro e se gostar curta e se inscreva em nosso canal!

 

 Para você, sempre…

Boas Leituras!

♥♥♥ xoxo S2 S2 S2 ♥♥♥

Keity Barros

Anúncios

5 comentários sobre “A 5ª Onda #1 – Rick Yancey (Resenha)

  1. Aii Keity! Acredita que um dia eu estive com esse livro nas mãos mas desisti de comprar por medo de não ser bom??!! Acabo de mudar de ideia!
    Vou voltar atrás e comprar com certeza!!
    Ótima resenha!! Aguçou demais minha curiosidade!

    Bjos!

    Curtir

    1. Oi Liviaaa!!!!
      Desculpe a demora em responder!
      Por alguns motivos pessoais estive ausente no último mês e só agora vi o comentário 😦
      Mas então, eu realmente gostei muito da leitura! Vale a pena vc voltar lá na livraria sim rsrs
      Até pq o filme já está para ser lançado né rs…
      Bjoooosss

      Curtir

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s