O Leão, A Feiticeira e o Guarda-Roupa [As Crônicas de Nárnia #2] – C.S.Lewis (Resenha)

As aventuras no fantástico mundo de Nárnia continuam!

O LEÃO, A FEITICEIRA E O GUARDA ROUPA - RESENHAEmbora tenha sido a primeira em ordem de publicação, O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa é considerada a segunda crônica em ordem cronológica sendo, inclusive, colocada logo depois de O Sobrinho do Mago, no Volume Único.

Clique aqui para ler agora o post Conversando Sobre O Sobrinho do Mago, a primeira crônica de Nárnia

Tudo começa quando Suzana, Lúcia, Pedro e Edmundo, os quatro irmãos Pevensie, são levados para uma isolada casa de campo a fim de se manterem seguros dos bombardeios que atacam Londres, sua cidade, durante a II Guerra Mundial. Nessa casa enorme, onde mora somente um velho professor e alguns empregados, as crianças só tem uma à outra como companhia e precisam usar a imaginação e a criatividade para encontrar maneiras de passar o tempo naquele lugar desconhecido e afastado de tudo.

Desde as primeiras páginas, a personalidade de cada um dos irmãos já fica bastante evidente: Suzana e Pedro, os mais velhos são responsáveis e procuram sempre cuidar dos irmãos menores; Edmundo tem um gênio bem difícil e um desvio de caráter que, aliás, colocará os quatro em situações difíceis no decorrer da história; e a pequena Lúcia é meiga e corajosa.

LFGR IVEm uma das tentativas de se divertir com seus irmãos, Lúcia entra em um guarda-roupa de uma das salas do casarão e descobre nele um portal para um mundo totalmente novo, que nós, que já lemos a primeira crônica, reconhecemos logo de cara como nossa querida Nárnia.

“Nárnia acontece. Quando menos esperarem, pode acontecer.”p.186

No entanto, o maravilhoso mundo que acompanhamos desde sua formação em O Sobrinho do Mago está longe de ser belo e alegre como quando foi criado. Por causa do erro do garoto Digory, da primeira crônica, que levou o mal para as terras de Nárnia, a cruel Feiticeira Branca agora reina de forma absoluta e cruel sobre aquelas terras e já não existe verão e calor. O inverno é constante

Segundo uma antiga profecia, a feiticeira só será vencida quando Dois Filhos de Adão e Duas Filhas de Eva chegarem para reinar e por isso a poderosa vilã toma todas as precauções para impedir que isso aconteça, o que coloca os irmãos em constante perigo.

“Quando a carne de Adão,
Quando o osso de Adão,
Em Cair Paravel,
No trono sentar,
Então há de chegar
Ao fim a aflição.” p.138

LFGR ISão grandes e muitas as aventuras que os quatro enfrentam e fica evidente que a única esperança deles e de Nárnia contra a feiticeira é o auxilio de Aslan, o Leão que criou aquele mundo e é emocionante reencontrá-lo. Como já foi dito na resenha da primeira crônica, é impossível não amá-lo desde o primeiro momento!

Se em O Sobrinho do Mago encontramos alusões claras à criação do mundo segundo a Bíblia Sagrada, nessa nova crônica é evidente a referência ao sacrifício de Jesus Cristo, à sua morte por amor e em lugar do ser humano. A personalidade de Aslan mais uma vez deixa óbvia sua natureza divina e no ápice da narrativa, a atitude do leão pelo bem dos irmãos e de Nárnia é tão comovente que é necessário ser muito forte para não chorar!

Mais uma vez Lewis não decepcionou e as expectativas que já estavam altas depois da primeira crônica, não poderiam ter sido melhor satisfeitas!

Clique aqui para conhecer um pouco mais sobre o autor C.S.Lewis em nosso quadro Personalidades

“É claro que um dia vocês voltarão a Nárnia. Quem é coroado rei em Nárnia, será sempre rei em Nárnia.” p186




LFGR III

Título: O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa

Título Original: The Lion, the Witch and the Wardrobe

Páginas: 87

» NO VOLUME ÚNICO:

Título: As Crônicas de Nárnia

Título Original: The Complete Chronicles Of Nárnia

Autor: C. S. Lewis

Editora: WMF Martins Fontes

Páginas: 751

Ano de Publicação: 2009

Gênero: Fantasia/Aventura/Infanto-Juvenil

Avaliação: 1 ESTRELA1 ESTRELA1 ESTRELA1 ESTRELA1 ESTRELA

Para você, sempre…

Boas Leituras!

♥♥♥ xoxo S2 S2 S2 ♥♥♥

Keity Barros

Anúncios

2 comentários sobre “O Leão, A Feiticeira e o Guarda-Roupa [As Crônicas de Nárnia #2] – C.S.Lewis (Resenha)

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s