BONECO DE NEVE – JØ NESBO (RESENHA)

“Em breve virá a primeira neve. E então ele aparecerá outra vez. O boneco de neve. E, quando a neve sumir, ele terá levado alguém consigo. O que você deve se perguntar é: ‘Quem fez o boneco de neve? Quem faz bonecos de neve? Quem deu à luz The Murri?’ Porque o boneco de neve não sabe”

snomannen

Boneco de Neve é o primeiro livro que eu li do autor Jø Nesbo e me interessei por ele logo de cara pela capa. Eu sei que existe o ditado “Nunca julgue um livro pela capa”, mas cá entre nós é muito difícil colocar isso em prática quando você é apaixonada por capas pretas e de quebra ainda tem um boneco de neve em alto relevo no meio.

A história é mais uma aventura eletrizante do inspetor Harry Hole, que já protagonizou outros nove livros de Nesbo. Mesmo se tratando de uma série com histórias distintas e casos não continuados, devo dizer que fiquei com aquele leve desconforto que temos quando chegamos a um ambiente em que todos já se conhecem e conversam sobre histórias vividas enquanto nós sorrimos e acenamos no meio da rodinha. Claro que isso é culpa exclusivamente minha por não ter lido os livros anteriores para conhecer a personalidade perturbada do inspetor e todos os traumas e relacionamentos fracassados pelos quais ele já passou. Diga-se de passagem, que eu fiquei com uma enorme vontade de ler todos os outros livros e que mesmo com o fato de não estar a par de algumas coisas na história, isso não prejudicou minha leitura e nem me deixou perdida durante o enredo.

Neste livro Harry se encontra numa queda livre em sua vida pessoal e a impressão que nós temos é de que ele sabe disso, mas não faz questão de mudar a situação. Seu emprego está por um fio, sua vida amorosa não existe, seus relacionamentos pessoais são um fiasco (consequência de atos praticados em livros anteriores) e seu problema com o alcoolismo é uma pressão constante em sua vida.

A história se passa em Oslo, cidade da Noruega e gira em torno de um assassino frio que escolhe mulheres com a vida aparentemente perfeita, família estruturada e um casamento feliz como vítimas iminentes. Como assinatura pessoal o misterioso assassino deixa um boneco de neve no quintal das vítimas, o que não ajuda muito, pois tudo tem inicio quando a primeira neve cai na cidade. As mortes são sempre extremamente violentas e intrigantes, não seguindo um padrão exato.

“A neve no jardim refletia luz suficiente para que vislumbrasse o boneco de neve lá embaixo. Parecia solitário. Alguém deveria ter colocado gorro e cachecol nele . E talvez um cabo de vassoura para segurar. Naquele momento, a lua despontou por detrás de uma nuvem. A fileira de dentes pretos apareceu. E os olhos.”

Bom, o livro tem várias surpresas e se eu falar muita coisa vou acabar dando spoilers e estragando a experiência de leitura de vocês. O que posso dizer sem peso na consciência é que a história é muito bem estruturada e meticulosamente planejada. Todos os mistérios são resolvidos no final e tudo o que deu nó em nossa cabeça termina fazendo muito sentido.

hqdefaultEu, como tenho uma queda que na verdade é uma despencada, por protagonistas excêntricos, errados e anti-heróis, simplesmente adorei o Harry Hole e todas as suas atitudes inconsequentes. Adorei a forma “nem aí” que ele lida com a vida e sua mente brilhante e autodestrutiva me lembrou muito o personagem House da série de mesmo nome transmitida originalmente pelo canal FOX.

O final é de tirar o fôlego tamanha surpresa que o autor reservou para as ultimas páginas. Eu realmente fiquei de queixo caído e muito apreensiva!!!

Estava mega ansiosa por essa leitura e não fiquei nem um pouco decepcionada com a trama que como eu disse anteriormente é muito bem estruturada e esclarecida no final.

Kiss Kiss

=*

Título: Boneco de Neve

Título Original: Snømannen

Autor: Jo Nesbø

Editora: Record

Páginas: 420

Ano de Publicação: 2013

Gênero: Suspense / Romance Policial

Avaliação: 5 ESTRELAS

Anúncios

Um comentário sobre “BONECO DE NEVE – JØ NESBO (RESENHA)

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s