PeRsOnAgEnS – Hercule Poirot

Pesquisando a vida de personagens marcantes!!

poirot_by_sweetsummersoul

É isso aí galera, seguindo com minha série Personagens que eu comecei semana passada falando de Gregory House X Sherlock Holmes, falarei hoje sobre um dos meus personagens favoritos na VIDA de uma das minhas autoras favoritas na VIDA. Quem me conhece (e não levou em consideração o título desse post), já deve saber que estou falando do detetive Hércule Poirot, um dos (se não O), personagens mais marcantes, conhecidos e adorados de Agatha Christie!

  • Poirot nasceu na Bélgica, por mais que muita gente pense que o detetive seja francês. Agatha decidiu dar essa nacionalidade ao detetive na época em que os belgas refugiados da guerra “invadiram” a Inglaterra e fizeram de lá seu novo lar.
  • Sua primeira aparição no mundo foi em 1921 quando Agatha lançou The Mysterious Affair of Styles, para nós: O Misterioso Caso de Styles, que inclusive já tem resenha aqui no blog. Daí pra frente o personagem apareceu em trinta e três romances e cinqüenta e quatro contos.
  • Mesmo sendo uma figura perspicaz e muito inteligente, Hercule não tem aquela aparência que possamos chamar de… imponente. Estando sempre impecavelmente vestido, mede 1,66 mt de altura, tem a cabeça em formato oval, olhos verdes e um grande e respeitoso bigode.

hercule_poirot_by_polymorphicgirl

  • Por mais que eu o ame e o ache um fenômeno, Poirot está longe de ser uma pessoa modesta. É bastante consciente de seu brilhantismo e não faz questão de esconde-lo. Inúmeras vezes se gaba de usar o que chama de “massa cinzenta” e afirma que enquanto seus colegas da Scotland Yard, chamados por ele de  cães de caça humanos, trabalham farejando pistas, ele pode resolver um caso sentado em sua poltrona.
  • O detetive é extremamente metódico, fã numero 1 da ordem, o que as vezes o torna um pouco chato para os que estão a sua volta e até mesmo para sua mãe autora Agatha Christie, mas jamais para nós leitores.
  • Um jargão muito usado por ele e que marca sua personalidade é a expressão mon ami, que nada mais é do que “meu amigo” em francês.
  • O pequeno grande detetive já foi interpretado por diversos atores nas telonas, telinhas, rádios e palcos de teatro durante esses anos, incluindo a refilmagem de Assassinato no Expresso Oriente de 2001.
  • Poirot nunca chegou a se casar, porém a Dama do Crime lhe concedeu um grande amor que foi Vera Rossakoff, uma condessa russa que ele conheceu no conto Duplo Indicio investigando um roubo de jóias e apareceu em dois outros livros.
  • imagesDurante a Segunda Guerra Mundial, Agatha que tinha medo de morrer e alguém se apossar de seus personagens dando a ales outros rumos, decidiu escrever Cai o Pano, ultimo romance do detetive que começa com sua saúde bem debilitada e termina com sua morte. A autora deixou ordens expressas para que este só fosse publicado um ano após sua própria morte e assim o foi. Recentemente tive a IMENSA alegria de ganhar esse livro em uma edição maravilhosa. Ainda não o li mas só de olhar pra ele já me enche os olhos de lágrimas rsrs.

Recentemente a autora inglesa Sophie Hannah, decidiu que a vontade de Agatha Christie de não explorarem seu personagem após sua morte simplesmente não importava mais (palavras minhas), e juntamente com o editor dos livros de Agatha e com a aprovação dos herdeiros (prefiro nem comentar sobre a atitude dos herdeiros…), ressuscitou Hercule Poirot através do livro Os crimes do Monograma. Na obra, Hannah tentou manter o estilo de Hercule mas também deu seus toques pessoais que foram descritos como um tanto sombrios.

Sei que existem opiniões diversas sobre isso, mas eu acho um completo absurdo e uma falta de respeito deplorável contrariar uma vontade que foi expressada por um autor e dar seguimento às obras, principalmente nesse caso em que a autora não só “proibiu” novas histórias com seus personagens, como resolveu escrever um fim para ele, assegurando-se assim que NINGUÉM daria continuidade. Bom, eu poderia escrever duas laudas expressando minha completa indignação com essa “ressuscitação” de Poirot, mas resolvi me conter rsrsrs.

Pessoal, espero que tenham gostado de conhecer um pouquinho mais desse personagem que eu amo de paixão e tenham se inspirado para ler e tentar desvendar um dos crimes investigados por ele.

Existe algum personagem que você queira ver aqui? Deixe o nome nos comentários e eu me inspirarei em Poirot para descobrir algo sobre haha

 

Kiss Kiss

Anúncios

3 comentários sobre “PeRsOnAgEnS – Hercule Poirot

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s