O CAVALO E SEU MENINO [As Crônicas de Nárnia #3] – C.S.Lewis (Resenha)

Porque qualquer um que tenha conhecido Nárnia,

com certeza vai querer voltar para lá…

O Cavalo e Seu Menino é a quinta em ordem de publicação, no entanto é aceita pelos leitores como a terceira Crônica de Nárnia na ordem cronológica e se passa durante a “Era de Ouro” de Nárnia, paralelamente ao reinado dos irmãos Pevensie, conforme descrito em O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa, crônica anterior, apesar de Suzana, Lúcia, Pedro e Edmundo não terem uma participação muito relevante no desenvolvimento dessa história. Se você ainda não viu as resenhas das outras crônicas que já estão aqui no Blog Universos de Papel, aproveita para resolver essa questão agora mesmo clicando aqui 😉

O CAVALO E SEU MENINO IDiferente de todas as outras crônicas da série, essa tem como protagonista não uma criança, mas Bri, um cavalo falante do reino de Nárnia que, cansado de ser tratado como um simples animal de carga no mundo comum decide voltar à sua fantástica terra natal.

Bri tem a sorte de conhecer Shasta, um pobre e triste garoto com um passado obscuro e um futuro sem esperanças que toma coragem e, junto com ele, embarca nessa incrível aventura a fim de acompanhar o cavalo em seu destino às terras de Aslan. Para tanto, os dois precisam fugir de seus donos e, se possível, continuar com vida e enfrentar perigos que nenhum cavalo de Nárnia, e muito menos uma criança deveriam ter de passar.

O CAVALO E SEU MENINO IIINo meio de sua jornada, o cavalo e seu menino encontram Aravis, uma garota da nobreza e sua égua Huin, e os quatro rapidamente desenvolvem uma leal parceria e uma grande amizade.

“Fazer planos em conjunto ajuda a melhorar as nossas relações com outras pessoas” p.211

Uma das coisas mais comoventes dessa nova aventura é a forma como o Leão sempre esteve presente, protegendo os personagens. Mesmo muito antes de Shasta conhecê-lo, ele já estava lá. Mesmo nas situações adversas, que pareciam azar do garoto, ou quando ele pensava que teria de enfrentar os perigos do caminho sozinho, o Leão sempre esteve por perto, protegendo e cuidando dos detalhes para que todas as coisas trabalhassem para o seu bem, porque esse amor e cuidado são característicos do Leão Aslan! E qualquer semelhança não é mera coincidência. Se você ainda não viu nosso post Conversando Sobre O Sobrinho do Mago, onde falamos das simbologias bíblicas nas Crônicas de Nárnia, clique aqui.

O CAVALO E SEU MENINO VCom tudo que vivem juntos, os quatro personagens amadurecem muito durante a história. Todos eles chegam ao final totalmente mudados. Essa aventura os transforma e os faz pessoas e cavalos melhores.

“A justiça é mesclada de compaixão” p.285

Por ser uma história bem curtinha, inevitavelmente a resenha tende a ser rapidinha também. Mas o que posso dizer é que mantenho minha opinião de que a linguagem fácil e a narrativa extremamente leve de Lewis faz dessa, assim como as outras crônicas de Nárnia, uma leitura deliciosa e encantadora que tem tudo para apaixonar tanto crianças como adultos, e digo isso sem medo de errar!

O CAVALO E SEU MENINO IIAlém de ser um ótimo entretenimento, com referências históricas e mitológicas, O Cavalo e Seu Menino é, acima de tudo, uma crônica sobre amizade, humildade, mudança de caráter e o amor e cuidado de um Leão!

“Ainda não aprendera que a recompensa de uma boa ação é geralmente ter de fazer uma outra boa ação, mais difícil e melhor.” p.255

O CAVALO E SEU MENINO VI

Clique aqui para conhecer um pouco mais sobre o autor C.S.Lewis em nosso quadro Personalidades





Título: O Cavalo e Seu Menino

Título Original: The Horse and His Boy

Páginas: 100

AS CRÔNICAS DE NÁRNIA» NO VOLUME ÚNICO:

Título: As Crônicas de Nárnia

Título Original: The Complete Chronicles Of Nárnia

Autor: C. S. Lewis

Editora: WMF Martins Fontes

Páginas: 751

Ano de Publicação: 2009

Gênero: Fantasia/Aventura/Infanto-Juvenil

Avaliação: 1 ESTRELA1 ESTRELA1 ESTRELA1 ESTRELA1 ESTRELA

Para você, sempre…

Boas Leituras!

♥♥♥ xoxo S2 S2 S2 ♥♥♥

Keity Barros

Anúncios

2 comentários sobre “O CAVALO E SEU MENINO [As Crônicas de Nárnia #3] – C.S.Lewis (Resenha)

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s