TOP 5 – Roteiristas Famosos no Cinema Que Se Deram Bem Como Escritores

Olá, olá pessoal!

Outra sexta-feira chegou, outra semana acabou e hoje trago para vocês um TOP 5 que agrada a gregos e troianos quando o debate é Cinema X Literatura. Vamos falar de 5 caras que conseguiram alcançar a glória nesses dois universos, quer ver???

tumblr_m6vc8zasGY1qh0nclo1_500TOP5  Aldous Huxley

Imagem6Conhecido internacionalmente pelo clássico Admirável Mundo Novo, romance distópico e sua obra mais célebre lançada em 1932, o escritor se dedicou também ao cinema e co-assinou vários roteiros, como as primeiras adaptações de Orgulho e Preconceito (1940) e Jane Eyre (1944). 

Chegou inclusive a ser contratado para trabalhar no roteiro da animação Alice No País das Maravilhas das Disney (1951), mas o próprio Walt Disney, insatisfeito com o resultado, dispensou Huxley que acabou não tendo nenhuma participação significativa no resultado final.

TOP4 Sidney Sheldon

Imagem2Pensa em um fenômeno da indústria cultural.

Esse indivíduo é Sidney Sheldon!

Com 300 milhões de livros vendidos em 180 países, traduzidos para 50 idiomas, ele marcou o meio editorial. Mas além disso, produziu 250 roteiros para a TV, 25 filmes e 6 peças para a Broadway!

Séries de TV famosas como Jeannie é um Gênio, febre nos anos 60 e 70, e Casal 20 têm o seu dedinho.

Autor de livros de sucesso como O Outro Lado da Meia-Noite (1973), A Herdeira (1977), e Se Houver Amanhã (1985), Sheldon fez sucesso também como roteirista de filmes que cairam nas graças da crítica da época, como O Solteirão Cobiçado (1947), que ganhou o Oscar de Melhor Roteiro Original.

TOP3 Stephen King

Imagem3O Mestre do Terror, como já é conhecido depois de mais de 150 histórias escritas, tem uma longa lista de livros premiados e que são praticamente unanimidade entre os aficionados do gênero, como O Iluminado (1977), Carrie (1974), A Coisa (1986) e outros tantos.

Mas não é só de escrever livros que vive King. O cara escreveu diversos roteiros, principalmente nas adaptações de suas obras para o cinema. Filmes como Creepshow: Show de Horrores (1982), Cemitério Maldito (1989), Sonâmbulos (1992), e Colheita Maldita (2009), contam com seu roteiro.

TOP2 Neil Gaiman

Imagem4.jpgQuem curte quadrinhos ou uma literatura fantástica com uma pegada mais sombria com certeza já conhece Neil Gaiman que tem sido a sensação do momento. Além de autor do famoso quadrinho Sandman e dos livros Stardust (1999), Coraline (2002) e O Oceano no Fim do Caminho (2013), obras que, entre outras, rapidinho ganharam adaptação para as telonas, Gaiman também escreveu o roteiro de vários filmes: Mascara da Ilusão (2005) e a animação Beowulf (2007), por exemplo!

TOP1 Guillermo Del Toro

Imagem5.jpgRoteirista de sucesso, com os filmes Hellboy (2006/2008), O Labirinto do Fauno (2006) e O Hobbit (2012), para não citar vários outros, Del Toro resolveu se aventurar pelos caminhos da literatura e juntamente com Chuck Hogan é coautor da série de livros Trilogia da Escuridão (2009) e no estilo infantojuvenil, escreveu com Daniel Kraus o Caçadores de Trolls (2015).





Esse foi o TOP 5 de hoje com esses caras que humilham a sociedade com tanta competência e criatividade…

Fala sério… É muito talento desse povo… É ou não é???

Aproveita esse climinha delicioso de cinema e já fica por dentro de todos os livros que devem ganhar adaptação para as telonas ainda esse ano de 2016 clicando aqui!

Bom, eu vou ficando por aqui.

Até semana que vem 😉

Para você, sempre…

Boas Leituras!

♥♥♥ Xoxo S2 S2 S2 ♥♥♥

Keity Barros

Fontes Pesquisadas:

Cinema com Rapadura 

E-biografias 

G1 

Intrínseca 

O Povo

Pipoca e Guaraná 

Séries do Momento 

Super Interessante 

UOL Educação 

Anúncios

7 comentários sobre “TOP 5 – Roteiristas Famosos no Cinema Que Se Deram Bem Como Escritores

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s