As Mais Inusitadas Profissões Que Encontramos Nos Livros – #Dr. Julius Kane de As Crônicas dos Kane [Egiptólogos]

Parece ficção, mas esses trabalhos existem de verdade!

Descubra se e como o ganha-pão do teu personagem favorito funciona do lado de cá das páginas…

Oi, oi, oi todo mundooo!!!

Tudo bem com vocês????

Hoje vamos retomar a série que coloca em pratos limpos as profissões mais malucas e sensacionais que encontramos nos livros! No primeiro post dessa série falamos sobre o dia a dia dos criptógrafos, profissão de Susan Fletcher em Fortaleza Digital. Quer saber se de segunda à sexta as coisas são iguais ao livro de Dan Brown??? Clique aqui 😉

Mas a profissão de hoje é para quem curte uma boa aventura! Pelo menos é assim nos livros, vamos descobrir como é na vida real… Estamos falando da EGIPTOLOGIA, profissão do Dr. Julius Kane da bem sucedida trilogia As Crônicas dos Kane, de Rick Riordan!

kane

NA FICÇÃO…

(Julius Kane é o pai dos protagonistas da série)

Desde a morte da mãe, seis anos atrás, Carter Kane viaja o mundo com o pai, o egiptólogo Dr. Julius Kane. Ele não frequenta a escola e seus pertences cabem em uma única mala. Enquanto isso, Sadie, sua irmã mais nova, é criada pelos avós em Londres. Ela tem tudo o que Carter queria: casa, amigos e uma vida “normal”. E ele, o que ela mais deseja: conviver com o pai. Depois de tanto tempo separados, os irmãos não tinham praticamente mais nada em comum.

Cronicas-irmaos-kaneAté que na noite de Natal, em uma visita ao British Museum, o pai faz uma estranha promessa: tudo voltará a ser como antes. Mas seu plano dá errado, e os irmãos acabam assistindo ao momento em que um personagem misterioso desaparece com o egiptólogo e provoca uma explosão magnífica.

Para salvar o pai, os irmãos embarcam em uma perigosa jornada, na qual descobrem que os deuses do Egito Antigo foram despertados e algo terrível está para acontecer – e que tudo isso está relacionado com uma ligação ancestral entre os Kane e a Casa da Vida, ordem secreta que existe desde a época dos faraós.

A PROFISSÃO  

“Egiptólogo mundialmente renomado, especializou-se na tradução de antigos textos egípcios. Escreveu muitos livros sobre o assunto e é chamado para atuar como especialista em diversos museus e escavações arqueológicas, o que lhe permite viajar por todo o mundo.” As Crônicas dos Kane – Guia de Sobreviência p.17

FORMAÇÃO

Arqueologia

images

REAL LIFE…

 

A Egiptologia é o estudo da extinta civilização egípcia, tratando-se de uma especialização agregada com outras disciplinas, tais como a Arqueologia, História, Artes, Literatura, Papirologia, Epigrafia, Filologia e da História da Arte etc.

A diferença primordial entre Arqueologia Egípcia e Egiptologia é que possuir uma formação na segunda não habilita ninguém para exercer a primeira, ou seja, a Arqueologia é uma disciplina ímpar e necessita de um treino bastante específico tanto em termos teóricos como práticos.

Arqueologia Estudo do passado humano através da cultura material e imaterial.
Egiptologia

Estudo do passado faraônico.

Tem suas bases na filologia (estudo da língua em fontes históricas).

Arqueologia Egípcia Área da Arqueologia especializada em Egiptologia.

Qual é o Trabalho 

Um egiptólogo é um especialista em estudos sobre o Antigo Egito. Portanto, ele deverá tratar da análise de antigos textos, artefatos e arquitetura egípcia. Naturalmente não se resume a isto. O campo de estudo da Egiptologia parte do Período Pré-Dinástico até 395 D. E. C., data da última inscrição hieroglífica conhecida. Assim, graças ao grande número de materiais acadêmicos gerados, existe um amplo espaço de estudo e até a reanalise dos antigos diários de escavações.

egitoQuem Deve Estudar 

Este não é, no Brasil, um campo de estudos constituído, como ocorre no exterior. Não há uma faculdade nem cursos de pós-graduação específicos em Egiptologia em nosso país.

As opções são escassas e ainda estamos há anos-luz de distância dos europeus e norte-americanos. Há dificuldades relacionadas ao acesso a materiais de estudo – a esmagadora maioria dos livros e periódicos tem que ser importada, o que leva a outra questão: aquele que pretende se especializar em Egito Antigo deve ter conhecimento de uma língua estrangeira, de preferência inglês e/ou francês. O alemão também é uma ferramenta importante.

O caminho das pedras inicia-se, geralmente, através de uma graduação em História ou Arqueologia. Nesse caso, o estudante pode voltar sua formação (caso exista essa possibilidade na instituição da qual faz parte) para disciplinas optativas de História Antiga.

928ecb0d0ab89aefc42bfa5178b4e210Após a graduação, a saída é procurar um mestrado/doutorado. Conforme dito anteriormente, não há nenhum curso específico em Egiptologia, mas há cursos que oferecem disciplinas na área, permitindo que os estudantes possam aperfeiçoar a sua formação.

Onde Estudar 

Já que não encontramos o curso de Egiptologia em si, esta é uma lista dos cursos de Arqueologia no Brasil que vão desde a Graduação até o Doutorado e Especialização . Em alguns deles o aluno pode apresentar o trabalho de conclusão de curso em Arqueologia Egípcia, cabe o diálogo com o professor.

UEA – Universidade do Estado do Amazonas

UFMG – Universidade Federal de Minas Gerais

UFPE – Universidade Federal de Pernambuco

UNIR – Universidade Federal de Rondônia

UFS – Universidade Federal de Sergipe

UFPI – Universidade Federal do Piauí 

FURG – Universidade Federal do Rio Grande – RS

UCG – Pontifícia Universidade Católica de Goiás 

USP – Universidade de São Paulo 

UERJ – Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Unicamp – Universidade de Campina

UFRJ – Museu Nacional / Universidade Federal do Rio de Janeiro 

PUCRS – Pontifícia Universidade do Rio Grande do Sul 

F201302271416562580914935Ual, essa profissão é mesmo incrível!!!

Salvo as devidas diferenças por se tratar de uma série de fantasia, onde a mitologia ganha vida, o ofício na real não parece ser assim tão diferente da ficção!

Claro que uma pessoa formada e loucamente apaixonada em História como eu teria que ficar em êxtase por essa carreira não é??? Hahaha





Tem mais informações sobre a profissão de hoje?

Tem interesse nessa carreira?

Gostaria de saber mais sobre a profissão de algum outro personagem literário?

Deixe nos comentários aí embaixo que vou adorar conversar com você!

Para você, sempre…

Boas Leituras!

♥♥♥ Xoxo S2 S2 S2 ♥♥♥

Keity Barros

 

Fontes Pesquisadas:

*Ps: preciso dizer que encontrei alguns sites com ótimas informações sobre Arqueologia e Egiptologia. Os posts eram tão completos que praticamente não acrescentei nada aos textos originais.

Se você tem interesse no tema, indico muito que visite esses blogs que vou deixar marcados com um * ;D

*Arqueologia Egípcia  

*Egiptologia no Brasil 

 Intrínseca 

Wikipedia 

 

Anúncios

2 comentários sobre “As Mais Inusitadas Profissões Que Encontramos Nos Livros – #Dr. Julius Kane de As Crônicas dos Kane [Egiptólogos]

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s