TOP 5 – Pessoas Incríveis / Personagens Incríveis

Porque os melhores personagens são os inspirados em pessoas reais!

Oi, oi, oi todo mundo!

Tudo bem com vocês???

No último TOP Five da nossa coluna de sexta, eu trouxe para vocês 5 Roteiristas Famosos no Cinema que se Deram Bem Como Escritores. Esses caras merecem uma salva de palmas, porque não é nada simples elaborar um enredo capaz de ganhar o coração de leitores dos mais variados tipos. Mais difícil ainda é dar forma à personagens que despertem de verdade empatia, que “conversem” com a gente.

Talvez o método mais usado pelos escritores e com melhores resultados seja o de se inspirar em alguém de carne e osso durante o processo de criação de uma nova identidade literária. Assim o resultado final tem mais chances de conquistar o coração dos leitores que conseguem sentir uma conexão maior com seu personagem.

Portanto, de uma longa lista de possibilidades, hoje nós separamos 5 personagens literários inspirados em pessoas reais!

cinema1

1 – Alice…

…A do País das Maravilhas…

Imagem2Desde muito pequena, Alice Pleasance Liddell foi muito amiga do escritor Lewis Carroll que frequentemente passeava com a garotinha e suas irmãs durante tardes ensolaradas nas quais elas sempre lhe pediam para escutar alguma historia. Começava assim, aos poucos, a nascer com a pequena heroína que vive incontáveis aventuras o que mais tarde viria a ser o clássico Alice no País das Maravilhas.

Para mais curiosidades sobre o livro, clique aqui!

2 – Theon Greyjoy

»As Crônicas de Gelo e Fogo

*Alerta de spoiler

Não é lá tããããooo segredo para ninguém que muito da série de George R.R. Martin é inspirada na Europa Medieval. Além de vários episódios e acontecimentos ao longo dos livros fazerem referências muito nítidas a fatos históricos, vários de seus personagens também são inspirados em personalidades reais da Idade Média. Theon é um exemplo disso!

Imagem3Na série de livros ele cresceu em Winterfell sob a custódia de Eddard Stark e quando a Guerra dos Cinco Reis começou, foi enviado para conhecer seu pai verdadeiro acabando assim por se voltar contra seu amigo Robb e invadindo o norte. Muito parecido com a história real de George Plantagenet, irmão de Edward IV de York que iniciou a Guerra das Rosas lutando junto com o monarca, mas debandou para o lado oposto (nesse caso os Lancaster). O que ele não previa é que o lado traído ganharia a guerra. George foi afogado em um barril de vinho. Claro que Theon preferiria a morte que sua versão na vida real teve… Mas nãããoooo… R. R. Martin precisava de um pouco mais de sangue e carnificina em sua obra… Nós entendemos…

3 – Peter Pan

Imagem4Embora Peter Llewelyn Davies tenha sido a inspiração para o nome do icônico personagem criado por JM Barrie, a verdade é que além dele o garoto da Terra do Nunca tem muito da personalidade de mais dois irmãos seus. Este é também um caso de amizade intima entre o escritor e a família das crianças que inspiraram seu personagem: embora quando ele tenha conhecido Peter o menino fosse só uma criança de colo, um grande afeto se desenvolveu pelos cinco irmãos que foram adotados por Barrie após a morte dos pais.

4 – Robinson Crusoé

EImagem5mbora a obra do escritor inglês Daniel Defoe seja uma ficção, o romance foi inspirado na vida do corsário escocês Alexander Selkirk e muita coisa nele faz jus à vida real. Foram poucas as diferenças e nem tão significativas, por exemplo: Enquanto Selkirk naufragou no Pacífico, a ilha de Crusoé era imaginária. Na vida real o tempo de permanência na ilha foi de quatro anos e meio, já na ficção o pobre coitado viveu 28 anos de isolamento. Alexander Selkirk viveu sozinho de verdade. A não ser pelos animais da ilha ele não tinha nenhuma companhia, ou seja, sem nenhum “Sexta-Feira” nativo da região para ajudar a passar o tempo.

A história do náufrago ficou famosa na Inglaterra após ser contada no folhetim ‘The Englishman’, em 1711. Defoe escreveu ‘Robinson Crusoé’ em 1719, e a história ganhou fama mundial.

5 – Moby Dick

Ok, nesse caso o personagem não é inspirado em uma PESSOA de verdade, eu sei e por isso deixei por último… Mas vale a pena levar em conta a história real da baleia que inspirou o livro homônimo de Herman Melville e um dos maiores clássicos da literatura!

Imagem6.jpgEm 20 de novembro de 1820 pela primeira e única vez foi registrado o ataque de uma baleia a um barco. O baleeiro Essex carregava em média 20 tripulantes que capturavam baleias para extrair o óleo usado na iluminação pública e na lubrificação das máquinas industriais.

Tudo corria como de costume quando, de repente, uma baleia monstruosamente grande, a Mocha Dick, um cachalote com 26 metros de comprimento, cerca de 8 toneladas e a cauda de 6 metros de largura veio em direção ao barco com um golpe que afundou o Essex e obrigou os sobreviventes recorrerem até ao canibalismo numa tentativa desesperada de sobreviver depois de quase três meses sem resgate e com fome.

Enquanto no livro o clímax da história é o ataque de Moby Dick, na vida real a fúria de Mocha Dick foi só inicio do drama dos tripulantes do barco.





Esse foi o TOP 5 do mês e esses foram personagens reais que realmente mereciam uma versão literária!

Conhece mais algum? Comenta aí que eu quero saber mais 😉

Se você quer dar umas boas risadas (ou levar alguns sustos. Dependo do ângulo que você vê as coisas rs), não deixa de ver o top 10 – Capas Mais Ridiculamente Horríveis de Todos os Tempos, da venenosa Kevelym Barros!

Bom, eu vou ficando por aqui.

Até semana que vem 😉

Para você, sempre…

Boas Leituras!

♥♥♥ Xoxo S2 S2 S2 ♥♥♥

Keity Barros

Fontes Pesquisadas:

 

Clube do Livro

Experts Fnac

Galileu 

Mega Curioso 

Superinteressante 

 

Anúncios

6 comentários sobre “TOP 5 – Pessoas Incríveis / Personagens Incríveis

    1. Legal né Júlia?! Tem vários outros personagens com inspirações históricas em Crônicas de Gelo e Fogo!
      Mobi Dick é IN CRÍ VEL!!! Não sei o que é mais louco, se é o livro ou a história real hahaha
      Bjinhuss

      Curtir

    1. Oi Bincaaaa!!!
      Muito legal descobrir essas curiosidades né, tbm adoro rs…
      Melhor ainda é esse tipo de comentário. Faz o esforço da pesquisa valer a pena! Obrigadaaa
      Bjinhuss!
      😙😙😙

      Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s