3 Indicações de Livros … SOBRE AS GRANDES REVOLUÇÕES DA HISTÓRIA!

 

Porque, como disse Edmund Burke, “Um povo que não conhece a sua história está condenado a repeti-la”.

Oi, oi, oi todo mundo!!!

Tudo Bem com vocês?

Na semana passada iniciei essa série que já estou adorando, onde uma vez por mês vou indicar 3 livros super conceituados e que são queridinhos entre os leitores de determinado tema. O primeiro post foi sobre livros que foram sucesso absoluto na época dos nossos pais e que, com certeza merecem a nossa leitura. Caso não tenha visto, clica aqui!

photogrid_1475254626414Mesmo contrariando a minha própria regra, resolvi trazer hoje mais três indicações que têm tudo a ver com o nosso momento atual. Vamos encontrar livros que mostrem a força e o poder de um povo quando se une e resolve fazer a diferença. A indicação de hoje é de livros que contam a história de grandes revoluções populares/políticas da história do mundo. E como você já deve ter entendido, essa edição extra da nossa série “3 INDICAÇÕES DE LIVROSserve como aquecimento para esse fim de semana e não poderia ser deixada para depois por motivos de “domingo é dia de eleições”. 😉

especial_revolucao_francesa_o_legado_da_revolucao_h__2015-03-25171046A Revolução Francesa

REVOLUÇÃO FRANCESA (VOLUMES I E II) – MAX GALLO

caixa_revolucao_fundobrancoConsiderada uma das maiores revoluções da história, a Revolução Francesa é classificada como um marco divisório, dando início à idade contemporânea e a grande importância desse acontecimento fez com que seus ideais influenciassem vários movimentos em todo o mundo, como por exemplo, a nossa Inconfidência Mineira.

No primeiro volume de sua série, O Povo e o Rei (1774 – 1793), Max Gallo compõe o retrato da França pré-revolucionária, apresenta as causas e o ambiente social que propiciou a revolta de 1789.

Já o segundo, Às Armas Cidadãos (1793 – 1799) começa com a morte do rei e o início da jornada do Terror, quando cai o governo moderado. O autor coloca diante do leitor os detalhes desta jornada sanguinária: a violência da luta política. 

Livros precisos do ponto de vista histórico, ágeis como uma reportagem e emocionantes como um romance.

U.S. BUS SEGREGATION

A Segregação Racial nos Estados Unidos

MARTIN E ROSA: UNIDOS PELA IGUALDADE – RAPHAËLE FRIER . ZAÜ

Nos anos 50, o sul dos Estados Unidos vivia uma segregação racial legalizada, infligindo aos negros proibições ou restrições como frequentar alguns supermercados, restaurantes e outros lugares e transportes públicos.

MartinERosa.jpgEm 1 de dezembro de 1955 em Montgomery, estado do Alabama (EUA), Rosa Parks, uma costureira negra de 42 anos, se recusou a ceder seu lugar num ônibus para um homem branco, conforme a lei ditava. Acabou indo para a cadeia por causa disso, mas essa foi a gota d’água para que, sob a liderança de Martin Luther King Jr; até então um desconhecido reverendo local, a comunidade negra em massa da cidade resolvesse boicotar a empresa de ônibus, o que durou 381 dias e resultou em comoção por todo o país. E em 21 de dezembro de 1956, a Suprema Corte declarou inconstitucionais as leis racistas do Alabama.

Com um texto cativante e belamente ilustrado, o livro Martin e Rosa narra uma das histórias mais poderosas e revolucionárias do século XX, a da luta pelos direitos civis e pela igualdade entre todas as pessoas de todas as raças, credos e cores.

imagesA Ditadura Militar no Brasil – Diretas Já!

COLEÇÃO DITADURA – ELIO GASPARI

Um dos mais obscuros períodos da história recente de nosso país, o Regime Militar durou 21 anos (1964-1985).

downloadInsatisfeita com a inflação alta, dívida externa exorbitante, desemprego entre tantas outras coisas que expunham a crise do sistema, a população foi às ruas para pedir a volta das eleições diretas nesse que foi um dos movimentos de maior participação popular da história do Brasil. Das diversas manifestações públicas que ocorreram, uma no dia 10 de abril de 1984, no Rio de Janeiro e outra em São Paulo, no dia 16 marcaram a campanha que lotou a praça da Sé com mais de um milhão de pessoas que aos gritos de “Diretas Já!” pediam o fim do Regime.

A Coleção Ditadura, do jornalista Elio Gaspari conta com 5 volumes que cobrem todos os anos da Ditadura Militar. A descrição detalhada de como se deu o movimento Diretas Já está no último livro da série: “A Ditadura Acabada”, mas para uma melhor compreensão de todo o contexto da época, eu indico muito que você leia toda a coleção!





É muita história para contar!

Lembrou de outros livros que poderiam entrar nessa lista???

Me conta aqui nos comentários!

Bom, eu vou ficando por aqui.

Até semana que vem 🙂

Para você, sempre…

Boas Leituras!

♥♥♥ Xoxo S2 S2 S2 ♥♥♥

Keity Barros

Fontes Pesquisadas:

→ Guia do Estudante

→ Infoescola 

→ L & PM 

→ Wikipedia

 

 

Anúncios

Um comentário sobre “3 Indicações de Livros … SOBRE AS GRANDES REVOLUÇÕES DA HISTÓRIA!

  1. Post incrível! 👏
    Adorei todos os livros e só de ler aqui já me bate um orgulho da humanidade rs
    Quem sabe se tivéssemos sempre essa disposição as coisas não estariam como estão…

    Enfim, maravilhoso e super propício 😘

    Curtir

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s