Mau Começo [#1 Desventuras em Série] – Lemony Snicket (Resenha)

A resenha de hoje não é sobre um livro alegre. Não espere encontrar uma leitura agradável ou motivos para sorrir…
Se eu fosse você, desconsideraria agora mesmo esse post e evitaria saber dos terríveis infortúnios e desventuras aqui narrados…

photogrid_1486428106456
Clique aqui para ler agora a sinopse de Mau Começo

Continua por aqui???
Ok, certo… Assim como Lemony Snicket, o sarcástico narrador das Desventuras em Serie, eu tentei dissuadir (palavra que aqui quer dizer fazer alguém desistir de algo) o máximo de pessoas possível de conhecerem esse livro, mas se você ainda assim insistiu em continuar com isso, precisa saber que Mau Começo é só o primeiro dos treze livros da série que conta a infeliz vida de Violet, Klaus e Sunny, os órfãos Baudelaire.
Embora seja uma leitura bastante fácil e muito, muito rápida, sobre a qual em geral o leitor não precisa pensar muito, não sei se esse pode ser considerado um livro totalmente infantil. Isso porque o autor faz diversas referências que dificilmente uma criança entenderia, como o incompetente banqueiro Sr. Poe, que tem um filho chamado Edgar, ou a dedicatória para a tal Beatrice, logo no início, que pode ser uma paródia dos poemas românticos do século XIX, em que a mulher amada, adorada, perfeita… quase sempre está morta rs… entre outras. Não que uma criança não vá adorar a leitura, mas talvez ela não consiga captar tudo o que o autor criou.
Outra coisa interessante é a mistura de elementos do passado com o presente, o que introduz o leitor em um universo um tanto fantástico e atemporal.
selfiecity_20170206221320_orgEm Mau Começo conhecemos o início das tristezas das três crianças que perdem seus pais tragicamente em um incêndio que destrói completamente a mansão da família. Como se isso não bastasse, eles precisam lidar com o astuto Conde Olaf, um parente distante do qual nunca nem ouviram falar mas que pelo simples fato de ser o mais próximo deles (geograficamente falando) passa a ser seu novo tutor mas que na verdade só tem olhos para a imensa fortuna que as crianças deverão herdar.

“Ainda que seja a última coisa que eu faça, hei de ficar com a sua fortuna’, zumbiu a voz. ‘E quando tiver conseguido isso, vou matá-los, os três, com as minhas próprias mãos.” p144

Mau Começo, e desconfio que todo o restante da série, parece uma sátira aos adultos que, com exceção do vilão e de sua péssima companhia de teatro, constantemente aparecem como pessoas extremamente inocentes para não dizer totalmente idiotas. Os três irmãos, com sua inteligência fora do comum, encaram sozinhos os maus tratos, ameaças e ambição do cruel homem que tem poderes legais sobre eles e não podem contar com ninguém para ajudá-los ou protegê-los já que apesar da pose de “somos adultos, sábios e maduros e vocês são meras criancinhas” nenhum dos adultos que os cercam parece notar que tipo de pessoa é o Conde e quais as suas reais intenções até que seja tarde demais.

“Não compreendiam por que devia ser assim, mas, como ocorre com tantos acontecimentos infelizes na vida, o fato de não compreendermos uma coisa não significa que ela seja menos real.” p147

selfiecity_20170206221129_orgViolet, com seu cérebro altamente engenhoso e seu talento natural para ótimas invenções; Klaus, um leitor voraz que memoriza como ninguém tudo aquilo que lê para usar nos momentos oportunos e a pequena Sunny, a caçula que apesar de geralmente não conseguir ser bem compreendida com seu vocabulário ininteligível de bebê, tem quatro dentinhos afiados capazes de roer qualquer coisa que entrar em contato com eles. Os três reúnem tudo o que têm ao seu alcance para se protegerem e até conseguem, até certo ponto. Não o suficiente para tornar seus destinos felizes, é claro. Afinal, como já ficamos sabendo desde a primeira frase do livro, “este é um livro que não tem de jeito nenhum um final feliz”

selfiecity_20170206221240_orgClique aqui para ler agora um trecho de Mau Começo





Título: Mau Começo

Título Original: The Bad Beginning

Autor: Lemony Snicket

Editora: Seguinte

Páginas: 152

Ano de Publicação: 1999

Gênero: Aventura /YA – Jovem Adulto 

Avaliação:4 ESTRELAS

Anúncios

3 comentários sobre “Mau Começo [#1 Desventuras em Série] – Lemony Snicket (Resenha)

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s